Comunicação em tempos de Coronavírus (COVID-19)

O novo Coronavírus (COVID-19) gerou uma pandemia sem precedentes e impactou diversos mercados e segmentos diferentes. Esse impacto também afetou a forma como as pessoas se relacionam com as marcas e, consequentemente, como as marcas se relacionam com o mundo. 

Isso levantou alguns questionamentos para qualquer pessoa que faça a gestão de uma marca:

  • Como posso continuar divulgando minha marca de uma forma humana e ciente da atual situação? 
  • Como vender se as pessoas estão apreensivas em relação ao futuro? 
  • Como falar sobre o meu produto sem ser insensível? 

Não temos a resposta exata para essas perguntas, pois cada segmento é um universo, mas sabemos de uma coisa: você precisa usar a internet como ferramenta principal. 

 

Para ajudar a compreender melhor essa prioridade, buscamos no blog do PagBrasil os dados do relatório “Brasil: os números do relatório Digital in 2020”. Segundo o relatório, esses são os 10 fatos sobre usuários de internet no Brasil:

 

Existem 140 milhões de usuários de mídias sociais ativos; 

  • 94% possuem um smartphone; 
  • 73% possuem um laptop ou desktop; 
  • 11% possuem um smartwatch ou smartband; 
  • Os usuários passam em média 9h17min diariamente na internet; 
  • 98% assistem vídeos online; 
  • 36% escutam a podcasts; 
  • 39% utilizam ou escaneiam QR Codes com seus celulares; 
  • 43% transferem dinheiro para amigos e família com seus dispositivos móveis; 
  • 38% realizaram uma compra online com um dispositivo mobile.

Fonte: PagBrasil - “Brasil: os números do relatório Digital in 2020”

 

Investir no digital é, mais do que nunca, um caminho sem volta e extremamente necessário. Veja bem: se as pessoas passam 9h17 em média por dia na internet em um período regular, imagine o quanto esse tempo aumentou devido ao isolamento social.

Agora é que entra o “x” da questão. Você já sabe que investir na internet é necessário, mas aí vem a segunda dúvida: como eu começo? 

Estas são algumas ideias de como fazer isso:

  • Aumentar a movimentação das redes sociais, com atualizações diárias e conteúdos mais interessantes;
  • O site da sua empresa precisa estar atualizado e ter um bom visual para chamar atenção de quem vai procurar pelos seus serviços ou produtos digitalmente;
  • Importante você ter um contato via e-mail e WhatsApp com os seus clientes ativos e disparar informações periódicas a eles;
  • Desenvolver campanhas e estratégias digitais para gerar novos clientes através das redes sociais, e fidelizar os ativos;
  • Por último, mas não menos importante: manter a sua empresa bem posicionada no Google e buscadores. 

Fonte: Chairô - A pandemia que deixou o mundo ainda mais digital

 

Para começar a mapear a sua estratégia e colocar essas ideias em prática, você deve focar em quatro pilares:

Marketing Digital

Muito se fala em marketing, mas a verdade é que com ele é possível aumentar as vendas diariamente por meio de técnicas que impactam o público. Praticar ações dentro de marketing digital faz com que sua marca ganhe autoridade com sua presença digital.

Design

As peças e projetos que levam a sua marca necessitam ser pensadas e construídas estrategicamente para serem funcionais. O momento pede uma revisitada nas suas estratégias de branding e em como as apresentações e materiais institucionais estão sendo desenvolvidos.

Web

A sua presença digital depende de como você está presente na web. Investir em site, blog, e-commerce e landing pages se faz necessário, pois é através deles que você vai reter seus clientes, interagir com eles dentro de suas próprias plataformas e vender. 

Audiovisual

A sua marca tem que ser apresentada com qualidade e de uma forma inteligente através de vídeos e fotos. Isso potencializa seus resultados perante o público e constrói a imagem da sua marca na memória do seu cliente. O momento pede criatividade para driblar as limitações decorrentes da pandemia, por isso um bom banco de imagens da empresa e o auxílio de celular para não deixar de se produzir conteúdo se faz ainda mais necessário.

 

Vimos até aqui alguns fatos sobre usuários de internet no Brasil, que investir no mercado digital é um caminho sem volta, como começar a fazer isso e em quais pilares de desenvolvimento você deve focar. 

Ou seja, agora você tem uma boa base para estabelecer seus objetivos com mais clareza e comunicar em tempos de pandemia. Utilize os comentários para nos dizer o que você achou do tema, ou deixar sua crítica/sugestão. Vamos adorar conversar com você!

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