Como um blog corporativo pode ajudar sua empresa a crescer?

Ter um blog corporativo é uma forma eficiente na construção da imagem de uma empresa e/ou marca, além de ser uma ótima ferramenta para prospecção de clientes com potencial para fazer negócios. Saiba mais sobre a importância de ter o seu! 

Introdução

 

Prospectar clientes é uma tarefa que exige muito tempo seu e de sua equipe? Você considera a concorrência muito grande? Você possui muito conhecimento sobre o ramo de atuação da sua empresa ou sobre um produto e não sabe como divulgá-lo para atrair clientes? 

Se você respondeu “sim” para algumas dessas perguntas, saiba que essas dificuldades são muito comuns na hora de fazer negócios. Mas existe uma ótima alternativa para solucioná-las: o blog corporativo! A seguir, você pode conferir a importância que um blog corporativo tem em uma estratégia de prospecção de clientes e novos negócios.

Blog: de onde veio e para onde vai?

 

Nos primórdios da internet, os blogs eram ferramentas de comunicação de pessoas, não de marcas - ao contrário da atualidade. Os blogs funcionavam como uma espécie de diário, onde eram compartilhados os relatos do dia a dia, os últimos livros, filmes, séries e músicas que foram consumidos, entre outros assuntos relacionados à rotina das pessoas.

Uma curiosidade sobre o início dos blogs é que o primeiro blog da internet foi criado por um brasileiro, em 1994. O cientista Claudio Pinhanez trabalhava no MIT Media Lab e criou um site chamado Open Diary. Depois da criação de Pinhanez, outras pessoas passaram a fazer a mesma coisa e a diversidade de temas que cada blog abordava passou a crescer. 

Você pode conferir um pouco mais sobre estas histórias no artigo da Rock Content sobre a História dos blogs

O que é um blog corporativo?

 

Antes da definição específica, vamos para a definição do que é um blog: um blog nada mais é do que um canal de comunicação online onde é possível publicar conteúdos de diversos formatos. O mais comum é o texto, mas também são utilizados imagens, áudios e vídeos.

Já um blog corporativo utiliza da mesma estrutura descrita acima, porém, com uma linha editorial diferente, voltada para o compartilhamento de materiais relevantes sobre o nicho da empresa que o detém e, também, com o intuito de ajudar seu público a mapear possíveis problemas para os quais a empresa oferece soluções.

Esse conceito básico de blog corporativo ganhou notoriedade a partir de 2013 e vem se fortalecendo cada vez mais como uma importante ferramenta no planejamento de marketing digital de qualquer empresa. 

Se, inicialmente, o blog era mais voltado para postagens pessoais, o blog corporativo veio para se tornar uma solução interessante para fortalecer o relacionamento das empresas com seus clientes, além de ser um canal poderoso para gerar potenciais clientes. 

Saiba mais sobre a criação de um blog corporativo aqui.

Exemplos de blog corporativo 

 

Na teoria, um blog corporativo parece um oásis de oportunidades praticamente inexploradas, não é? Fica até difícil acreditar como alguma empresa ainda não utilizou isso para aumentar sua relevância no mercado, atrair potenciais clientes, convertê-los em clientes e aumentar seu faturamento, certo? 

Pois é, não é tão difícil assim! A Rock Content é uma empresa que utiliza com maestria seu blog corporativo, tornando ele um motor de geração de potenciais clientes e uma referência essencial quando o assunto é marketing de conteúdo. 

Neste link, eles mostram (com dados!) como um único blog post trouxe 2 milhões de reais para a empresa em menos de 3 anos. Vale a leitura e a inspiração! 

Além desse exemplo, outro blog de destaque é o Blog de Marketing Digital da Resultados Digitais, sempre com muito conteúdo útil, materiais ricos e muito informação! Para finalizar os exemplos de blogs corporativos - já que dois deles tratam sobre marketing digital - o Blog da Intelbras é um ótimo exemplo de outro nicho de mercado. 

Ali você encontra muito conteúdo relevante sobre “tecnologia, focando nos benefícios que elas nos oferecem no dia a dia, nas mudanças de hábito e na resolução de problemas”. Uma descrição certeira em relação à persona que pode vir a se tornar um cliente. Vale a pena conferir! 

Então, por que ter um blog corporativo? 

 

No decorrer desse texto, você já deve ter percebido a importância de um blog corporativo para a sua empresa, mas vale destacar alguns pontos relevantes para reflexão: 

Autoridade

 

Ao escrever sobre determinado assunto, você acaba se desafiando e colocando seu conhecimento à prova. Se você não domina o assunto, prepare-se para receber críticas. 

Mas se você se preocupar em pesquisar os temas e “aprender ensinando”, você pode vir a se tornar autoridade no assunto, tanto pelo seu público quanto por seus clientes, o que gera uma construção de confiança por parte deles com sua empresa/marca.

Busca orgânica 

 

Ao publicar conteúdo no seu blog corporativo, você faz com que mais páginas do seu site estejam indexadas no Google em comparação a um website comum. 

Isso aumenta muito as chances de algum outro site colocar links para o seu site em suas publicações e, consequentemente, você passa a se posicionar cada vez melhor nas pesquisas do Google, recebendo visitas para o seu site de maneira orgânica e sem custos. 

Interatividade

 

Uma das práticas em blogs é ter um espaço reservado para que os usuários deixem comentários sobre o assunto dos artigos. 

Estar atento a essas interações é uma forma de iniciar uma conversa direta com seu público, conhecê-lo cada vez mais e, também, gerar insights interessantes para o fluxo de produção de conteúdo. Além disso, você cria um relacionamento em um espaço que é totalmente seu, sem distrações ou concorrências de outras empresas e/ou marcas.

Auxilia o processo de venda

 

Em alguns casos, um cliente ainda não está pronto para comprar seu produto, mas ao acessar o seu blog corporativo, ele pode continuar em contato com sua empresa/marca até que esteja pronto para fechar uma compra.

Essa construção da relação com o cliente o prepara para a compra e potencializa seu índice de fechamento de novos negócios, afinal, quanto mais nos relacionamos com uma empresa/marca, mais estamos dispostos a comprar dela. 

Resultados constantes

 

Os investimentos com propaganda são necessários e isso ninguém duvida. Mas diferente dos flyers, comerciais de TV e demais mídias pagas, o seu blog corporativo é um ativo permanente da sua empresa

A lógica é simples: se você deixar de investir em propaganda, seus resultados irão diminuir. Se você deixar de publicar conteúdos no blog, os links ainda continuarão ativos e você continuará recebendo tráfego para o seu site de maneira gratuita.  

Aprender fazendo

 

Ao assumir um compromisso em alimentar um blog corporativo, você acaba ficando mais antenado ao que está acontecendo no seu ramo de negócio e isso é muito benéfico para o seu trabalho de modo geral. 

Somado a isso, o hábito de escrever auxilia na sua compreensão e absorção do que é importante para o seu desempenho. 

Conclusão

 

Vimos até aqui que ter um blog corporativo ajuda na prospecção de potenciais clientes e que ele é uma ferramenta importante na construção da imagem da sua empresa/marca.

Agora você tem conhecimento do que é um blog, de exemplos de blogs corporativos para se inspirar e o porquê sua empresa/marca deve ter um! 

Utilize a caixa de comentários para nos dizer o que você achou do tema, além de sugerir críticas construtivas e sugestões. Vamos adorar conversar com você!

Lembre-se também de entrar em contato conosco para conversarmos sobre como o blog corporativo pode ajudar a sua empresa/marca a crescer ainda mais! É só enviar um pedido de orçamento rápido sem compromisso algum.

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